CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO DE NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

CADERNO DE TURISMO

Mapa do Portal 

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

  CADERNO TURISMO  

CADERNO DE TURISMO

Viajar e comer - prazeres indissolúveis...

  Apoio cultural:  

 
  REGIÕES BRASILEIRAS - Norte    

 

 

 

 

 

 

AMAZÔNIA

Coração da América do Sul

 

 

A AMAZÔNIA

Amazônia é a região
fitogeográfica situada na parte norte da América do Sul, em torno da bacia do rio Amazonas. Com cerca de 6 milhões de km², compreende parte do Brasil e trechos dos territórios de oito países: Bolívia, Equador, Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Assemelha-se a um gigantesco losango verde que, na largura, vai da pequena cidade peruana de Pongo Manseriche até o norte do Maranhão, e na altura, vai do delta do Orinoco, na Venezuela, ao norte de Mato Grosso, no curso médio do rio Juruena.

 

Corresponde à área da maior floresta equatorial e da maior bacia hidrográfica da Terra, considerada fundamental para a estabilidade e o futuro dos ecossistemas do planeta terra, influenciando extraordinariamente as condições climáticas, principalmente do restante do território brasileiro.

 

A Amazônia é muito importante para o ambiente do planeta pois ela fixa o carbono da atmosfera, através do crescimento das plantas e da fotossíntese, reduzindo, assim, o efeito estufa. Ela reduz a variação da temperatura junto ao Equador, atuando como um aparelho de ar condicionado, caso a floresta não existisse a grande variação diária de temperatura poderia provocar deslocamentos intensos de vento o que mudaria o clima terrestre.
 

A Amazônia brasileira

 

A Amazônia brasileira compreende seis Estados da região Norte do Brasil - Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima,  o que soma em seus limites políticos 3.581.180km2 (42% da extensão territorial do País). Para fins de planejamento, entretanto, o Brasil, em 1966, constituiu a Amazônia legal que, hoje, abrange, em sua totalidade, os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e, parcialmente, o Estado do Maranhão (a oeste do meridiano de 44o WGr.).  Correspondendo a cerca de 61% do território brasileiro, perfaz uma superfície de aproximadamente 5.217.423 km2. Em que pese sua grande extensão territorial, o efetivo demográfico da Região é de 21.056.532 habitantes, ou seja, 12,4% da população nacional, o que lhe confere a menor densidade demográfica do País – 4,14hab/km².

 

A linha de fronteiras do País na região amazônica é de 11.500km, desde a Bolívia até a foz do Rio Oiapoque e ali estão dois dos pontos extremos do Brasil: o Norte, na nascente do rio Ailã - monte Caburaí em Roraima, fronteira com a Guiana; e o Oeste, nas nascentes do Rio Moa – serra de Contamana ou do Divisor, no Acre, fronteira com o Peru. Neste caso, é importante a observação de que o rio Oiapoque é o extremo Norte do país apenas na linha do litoral.

 

Características da região


A Amazônia é terra de clima equatorial, de calor intenso e úmido, com temperaturas médias acima de 25°C e uma variação do mês mais quente ao mais frio de menos de 2
°C. No sudoeste, porém, a oscilação térmica é bem maior no inverno, quando a massa polar atlântica faz a temperatura descer a 10°C ou menos, no que localmente chamam friagem. Importantes são os totais pluviométricos anuais, que ultrapassam os 1.500mm. Apesar disso, na Amazônia não é particularmente perigosa a incidência de doenças tropicais, e a região apresenta, nesse aspecto, ameaças muito menores que as de regiões parecidas da África e da Ásia.


A floresta amazônica está assentada sobre a desmedida planície sedimentar que se estende entre o maciço Guiano e o planalto Brasileiro. Nesse maciço se acham as elevações mais notáveis do relevo brasileiro, como o pico da Neblina, ponto culminante do país, com 3.014m; o 31 de Março, com 2.992m; e o monte Roraima, com 2.875m. A presença da água é perene sobre depósitos aluviais holocênicos e de fertilidade variável, mas em geral específica, indissociável de seu ecossistema, com vastas extensões alagadas na maior parte do ano (igapós) e contínua rede de pequenos canais entre os rios (igarapés).


O solo é, portanto, raso, de escasso aproveitamento agrícola, mas fantástica riqueza vegetal: árvores (inclusive excelentes madeiras), fetos, epífitas, milhares de plantas, muitas das quais ainda não classificadas ou conhecidas (onde se podem achar, segundo ilustres farmacólogos os princípios ativos de novos medicamentos para inúmeras doenças).


A fauna é característica da selva tropical fechada sul-americana, onde impera a onça ou jaguar como o felino mais representativo. Compreende também antas, caititus, primatas, capivaras, cervídeos, uma das maiores concentrações de aves do mundo, sobretudo psitacídeos (araras, papagaios) e rapineiros, fauna aquática opulenta em peixes, mamíferos, crocrodilianos, e ainda a mais extraordinária reunião de insetos do planeta.


 

 

Fontes: Enciclopédia Britânica

Ministério do Turismo

Governo Brasileiro

Luiz Carlos Parejo

Nós e nossas coisas

 

 

 

Voltar à página principal AMAZÔNIA

 

 

 

 

 

 

AMAZÔNIA LEGAL – como se vê no mapa, não é totalmente constituída de florestas.

 

CADERNO TURISMO

  Encontro das Águas - fenômeno que acontece na confluência entre o rio Negro, de água negra, e o rio Solimões, de água barrenta, onde as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar por uma extensão de mais de 6 km. É uma das principais atrações turísticas da cidade de Manaus.

Voltar ao topo

 

 

no Correio Gourm@nd

 
 

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo