|

|

|

|

|

|

|

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 BRASIL

  REGIÕES E ESTADOS
  SUL
     Sta Catarina
  História
  Festas Populares
  O povo Catarinense
  A Gastronomia
  Roteiros Turísticos
  Florianópolis
  Imigração Açoriana
 

 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Florianópolis


Habitantes: 396.723 (IBGE – 2007)
PIB per capita: R$ 15.576,00 (IBGE – 2005)
IDH: 0,875 (elevado)
PIB per capita: R$ 15.576,00 (IBGE – 2005)
42 praias
Área: 436,5 km².
Temperatura no inverno: 7°C a 12°C.

Florianópolis tem ligação aérea com vários Estados do Brasil. Por rodovia, está a 300km de Curitiba, 476km de Porto Alegre e 705km

 

Mercado Público
O prédio que hoje abriga o Mercado Público foi construído em 2 etapas. A primeira ala do mercado, na Rua Conseilheiro Mafra foi erguida e 1899. Em 1915 foram construídas a segunda ala, as torres e as pontes que as interligam. É um dos pontos mais tradicionais da cidade, freqüentado tanto pelos nativos, quanto pelos turistas. O prédio conta com mais de 100 boxes que comercializam peixes, artesanato, roupas, calçados. O local conta também com diversos bares no vão central.

Área entre as duas alas do mercado

Banca de peixes e frutos do mar

Box 32 - o mais famoso bar do Mercado Municipal de Florianópolis.

Chafariz do Largo da Alfândega. localizado ao lado do Mercado Público, no centro histórico de Florianópolis.

Erguido em 1876, em estilo neo-clássico, o prédio da antiga alfândega da cidade possui duas alas. Atualmente no seu andar superior funciona o escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. No térreo acontecem exposição de artes e exposição e venda de artesanatos catarinense e localiza-se um café.

Ponte Hercílio Luz - Hercílio Luz foi o primeiro governador eleito de SC. Foi governador por três vezes, de 1894 a 1898, de 1918 a 1922 e de 1922 a 1924. Foi, também, senador da república em 1900, 1905 e 1915. Como governador realizou inúmeras obras de saneamento da capital catarinense e construiu a primeira ponte que ligou a Ilha de Santa Catarina ao continente, batizada de ponte Hercílio Luz, assim como o principal aeroporto do Estado.

Palácio Cruz e Sousa, construído em meados do século 18 e sede do Governo do Estado até 1984. O seu nome é um tributo ao maior poeta catarinense. Passou por diversas modificações, sendo que no governo de Hercílio Luz, uma grande reforma lhe deu o estilo arquitetônico atual.
O palácio é tombado pelo patrimônio histórico do Estado e pelo Município e desde 1986 abriga o Museu Histórico de Santa Catarina.

Está ao lado da Praça XV de Novembro, bem próximo à Cadetral Metropolitana, no centro de Florianópolis.

Em frente ao palácio está a Praça XV de Novembro, ponto a partir do qual a cidade surgiu e se encontra essa figueira centenária. Diz-se que ela nasceu em 1871 em um jardim que existia em frente à Igreja Matriz e que foi transplantada para o seu lugar atual em 1891.

 

 

 
     
 
 
 
     

 

BRASIL

 

 

  ESTADO DE SANTA CATARINA

 

 

CAPITAL

 

Florianópolis

Ilha da Magia

 

Comece a contar: 42 praias, 2 lagoas e 15 ilhotas ao redor. Ainda tem o litoral do continente com mais 20 praias. Para tirar o sal do corpo dourado pelo sol depois de tanta praia, nada melhor do que as refrescantes cachoeiras e lagoas da ilha.

Agito e tranqüilidade se misturam nas areias de Floripa Florianópolis é uma cidade de contrastes: ao mesmo tempo moderna e primitiva, onde vilas de pescadores com seus costumes recortados convivem com balneários agitados e biquinis minúsculos. Iates, veleiros e jet-skis repartem o mar com canoas feitas em tronco de guarapuvu.

Carros importados e carros de boi disputam o asfalto. Hotéis de nível internacional convivem com pousadas onde o barulho das cachoeiras nas montanhas ou o suave estouro das ondas nos fazem sonhar. Pescadores de pele curtida ao lado de louros surfistas desafiando as ondas. É uma grande desordem em total harmonia!

Descobrindo a praia que é sua cara...


Praias do Norte - Nessa região até o idioma e a moeda se transformam: o "portunhol" e o dólar dominam. Os argentinos fizeram desta área sua casa de praia. Após a duplicação da rodovia SC-401 ficou mais fácil visitar esta parte norte da ilha. As praias são movimentadas e estruturadas: tem praias de águas quentes e com muitas ondas como Ingleses e Brava ou verdadeiras piscinas como Daniela ou Ponta da Canas. A de maior agito é Canasvieiras. No verão se transforma numa verdadeira cidade. É para quem quer estar na praia sem abrir mão da vida urbana. Já a praia Brava é a mais sofisticada e talvez, a mais bonita.

Armação: Nota 10 nos quesitos tranqüilidade, descanso e paisagens.


Praias do Sul - Para quem quer privacidade e tranqüilidade. Nesse lado fica a Lagoa do Peri repleta de mistérios e bruxas, diz a lenda. Na verdade é a maior reserva de água potável da Ilha. Tudo lá é passado. No sul as praias de acesso difícil e com pouca infra estrutura dão o direito a maior curtição do silêncio, sol e mar. Praias de Armação, Pântano e Naufragados lhe dão esse total prazer.

Praias do Leste - As melhores ondas do país para o público jovem, que curte o surf, asa delta, sandboard ou para os mais liberados que gostam de bronzear seus corpos ao natural nas praias de nudismo (Praia Galheta). A Lagoa de Conceição é a principal atração do lado leste. Ponto de encontro de todas as tribos desde artistas, empresários, intelectuais, jovens, idosos e crianças. Águas calmas de um lado, verde da Mata Atlântica e maciez das dunas do outro. O ar bucólico das velhas rendeiras trabalhando durante o dia parece impossível existir quando chega a noite e a lagoa vira um agito só, animadíssimo, com várias opções para você se divertir. Tudo isso a apenas 12 km. do centro de Florianópolis. Não deixe de ir até as praias da Joaquina, e Mole.

Esquecendo um poucos as praias

As baleias e golfinhos - Baleias de até 18 mt e 80 ton. e golfinhos cinzas costumam sempre aparecer pela região. O bom para ver os golfinhos é dar um passeio de escuna pelo Anhatomirim. As baleias ficam nas praias do Pântano do Sul e Ponta do Papagaio. As ilhas vizinhas - Florianópolis é uma ilha cercada de ilhas por todos os lados. São 15 pedacinhos de beleza perdidos no mar. Não podemos chegar a quase nenhuma delas mas vale chegar perto para admirá-las.

Ilha Deserta e Ilha de Arvoredo são reservas biológicas, sendo que a do Arvoredo pode ser vista pelo fundo do mar nos mergulhos submarinos.

Para os mais corajosos, o para-pent é a melhor opção de se ver Floripa do alto

Legal também é ir até a Ilha do Coral e conhecer o ermitão Zé da Catras, passar horas maravilhosas na Ilha do Campeche, um paraíso de águas cristalinas e areias brancase conhecer os costões de pedras formando um enseada de rara beleza na Ilha do Francês.

Participar de trilhas ecológicas é bem legal. São mais 20 roteiros diferentes. Vale visitar a Lagoinha cercada de dunas e a Ilha de Campeche. O melhor é procurar uma agência para escolher sua trilha.

Onde comer e agitar...

Em Florianópolis há restaurantes dos mais variados sotaques culinários. O forte porém, como não poderia deixar de ser, são os pescados e frutos do mar. O conhecido Bar do Arante existe há mais de 40 anos. O ambiente é rústico: na parede pode-se deixar recados e poesias. Destaque para o camarão a moda da casa. Na Toca da Garoupa, o ambiente é mais sofisticado, com grande variedade frutos do mar e peixes sempre frescos. Para uma ótima paella tente o Biskaia. Quando a noite cai, o agito é na a Lagoa da Conceição. Não deixe de ir ao Bar Box 32 e pedir o bolinho de bacalhau - mais do que um simples bar, o Box 32 é um ponto de encontro de todas as tribos de Floripa. Para dançar o Ibiza Club é endereço obrigatório na temporada de verão. O Latitude 27, funciona onde era um velho engenho e geralmente tem shows e bandas ao vivo. O Café Cancun também é uma boa opção.

 

 

Clique aqui e conheça um pouco da História de Florianópolis e da Imigração Açoriana

 

 

 

 

Fonte: Férias Brasil

 

 

 

 

 

Google

  

Procure o tema de seu interesse dentro do Correio Gourm@nd

 

Voltar ao topo

 

 

Apoio:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.