|

|

|

|

|

|

|

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 BRASIL

  REGIÕES E ESTADOS
  SUL
     Sta Catarina
  História
  Festas Populares
  O povo Catarinense
  A Gastronomia
  Roteiros Turísticos
  Florianópolis
  Imigração Açoriana
 

 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
     
 
 
 
     

 

BRASIL

 

 

  ESTADO DE SANTA CATARINA

 

 

FESTAS POPULARES

 

O povo de Santa Catarina, multifacetado étnica e culturalmente, possui uma característica comum: o gosto pelas festas. Além do Circuito de Festas de Outubro, liderado pela Oktoberfest, durante todo o ano animam o Estado diversas festividades étnicas, religiosas e culturais que reafirmam o jeito alegre e descontraído do catarinense.

Dez festas compõem o Circuito de Outubro, misturando tradições alemãs, portuguesas, austríacas e italianas, com farta gastronomia e muita cerveja.

A Oktoberfest de Blumenau comanda o espetáculo. É o maior evento popular do país, depois do Carnaval, e atrai quase um milhão de visitantes. Durante 17 dias são consumidos 400 mil litros de chope, ao som de bandinhas típicas da Alemanha e muita descontração.

A Fenarreco (Festa Nacional do Marreco) é o maior evento de Brusque. Resgata as tradições germânicas dos fundadores da cidade, como comer "ente mil rotkohl" (marreco com repolho roxo) e servir pratos com salsichas, com frango ou até lanches, acompanhados de chopp, música e manifestações folclóricas.

 

A Fenachopp de Joinville, a Schützenfest de Jaraguá do Sul, a Musikfest de São Bento, a Kegelfest de Rio do Sul e a Oktoberfest de Itapiranga são eventos que revivem as tradições germânicas. A cultura austríaca é apresentada na Tirolerfest de Treze Tílias, e a Quermesse da Cultura e Tradição, em Criciúma, resgata a herança italiana. Em Itajaí, o vinho, a bacalhoada e o som do fado falam na Marejada do passado açoriano dos habitantes do litoral.

 

Ainda em outrubro, em Florianópolis, acontece a Fenaostra - Festival da Cultura Açoriana, atrai mais de 30 mil turistas.

No resto do ano, inúmeras outras festividades espalham-se por todo o território de Santa Catarina. Destaque para o Festival de Inverno, em São Joaquim, e a Festa do Pinhão, em Lages.

 

Boi de Mamão

 

O folguedo do Boi-de-mamão é uma das manifestações mais significativas da cultura popular catarinense. Está presente nos municípios do litoral e principalmente em Florianópolis, Capital de Santa Catarina, onde concentra o maior número de grupos.


Antigamente o folguedo do boi era conhecido como Bumba-meu-boi, depois, Boi-de-pano, mas ocorre que, com a pressa de fazer a cabeça, foi usado um mamão verde, e quando foi apresentado recebeu o nome de Boi-de-Mamão. Daí a origem do nome, mantido até a época atual, onde se vêem bois com cabeça de todos os tipos até mesmo de boi, menos de mamão.


Na Ilha, grupos folclóricos apresentam o Boi-de-Mamão em danças alegres, fazendo brincadeiras, encantando crianças e adultos.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Google

  

Procure o tema de seu interesse dentro do Correio Gourm@nd

 

Voltar ao topo

 

 

Apoio:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.