CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

VÍDEOS GOURMANDS

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

       

Apoio Cultural:

 

 

BRASIL - COZINHA DO CERRADO

 

 

 

 

No vídeo acima, produzido pela TV Câmara, você vai assistir uma verdadeira aula sobre a rica e variada cozinha do centro-oeste brasileiro, a cozinha do cerrado, sertaneja, que se opunha à do litoral nos tempos coloniais e que até hoje preserva as características dos primórdios da ocupação branca no sul das terras do novo mundo. Quem nos conta sobre isso é dona Telma Lopes Machado, estudiosa e preservadora dos saberes e tradições culinárias de Goiás, e proprietária da fazenda Babilônia, cenário e personagem da História do Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

+

 

 

 

 

FAZENDA BABILÔNIA

 

Pirenópolis - GO

 

 

 

Situada na zona rural do município histórico goiano de Pirenópolis (150 km de Brasília/128 km de Goiânia), um dos mais antigos do Estado, a Fazenda Babilônia, chamava-se Engenho São Joaquim nos idos de 1800, quando foi criada sob o gênio empresarial do comendador Joaquim Alves de Oliveira que a transformou no maior engenho de açúcar fora do Nordeste e na maior empresa agrícola de Goiás antigo. Além da cana de açúcar, plantava-se, em escala industrial mandioca para a produção da farinha e algodão para exportação. Sua produção era tão intensa que contava com cerca de 200 escravos, sendo 120 homens para o trabalho e 80 mulheres e crianças.

 

Local ímpar, por si só cenário e personagem da História brasileira, a fazenda foi símbolo de poder e de riqueza em seu tempo áureo, quando sua área total correspondia a 50 mil campos de futebol e nela se hospedavam personagens ilustres, como viajantes naturalistas, estudiosos e políticos, tais como August Saint-Hilaire, Johann Baptist Emanuel Pohl, Francis Castelnau, Luis D'alincourt, Raimundo José da Cunha Matos e outros. Para se ter uma ideia da importância da propriedade, em sua obra “Viagem à Província de Goiás”, Saint Hilaire dedica um capítulo inteiro a ela. CLIQUE AQUI e confira.

 

Tombada como Patrimônio Nacional, pelo IPHAN , e inscrita no Livro de Belas Artes, nº 480, em 26/04/1965, a fazenda, hoje, além de trabalhar com pecuária, mantém o belo casarão, que preserva ainda cerca de 80% de sua originalidade. O casarão de grossas madeiras expostas, a capela, um pequeno museu de objetos antigos, sua história e o fabuloso e nutritivo café colonial, fazem da Fazenda babilônia a mais representativa fazenda histórica de Goiás, sendo objeto de estudos para teses de graduação e mestrado, pesquisas na área de arqueologia e história, destino de grupos de estudantes de todos os níveis, do médio ao superior, nas áreas de arquitetura, história, cultura e gastronomia.

 

Sua atual proprietária, a pesquisadora gastronômica Telma Machado, faz um trabalho de resgate das receitas e tradições gastronômicas de sua região que podem ser conhecidas e provadas ali mesmo. Nos finais de semana e feriados, o passeio pela propriedade termina com um café colonial inspirado em antigas receitas da região. A mesa farta reúne mais de 40 delícias produzidas na fazenda, como lingüiça, carne assada, galinha caipira, paçoca de carne-seca, queijos, biscoitos, bolos, pamonhas e pães. Para acompanhar, sucos de frutas da época e caldo de cana.

 

 

 

FAZENDA BABILÔNIA

GO-431, Km 3, 

Pirenópolis, Goiás, Brasil

Fone: (62) 9294-1805

www.fazendababilonia.tur.br

 

 

 

 

 

 

 

Dona Telma, proprietária da Babilônia, estudiosa e preservacionista do patrimônio da fazenda e da cultura gastronômica do cerrado.

 



  Você gostou? Então compartilhe!!  
 

Voltar ao índice do VÍDEOS GOURMANDS

 

  Fazenda Babilônia - construída a partir de 1795, em Meia Ponte, atual município de Pirenópolis, GO. Voltar ao topo  

 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo