CORREIO GOURMAND    

Home

|

O CORREIO GOURMAND

|

CUPOM GOURMAND

|

SORTEIO DO MÊS

|

PREMIADOS

|

PROMOÇÕES

PROMOÇÕES

CORREIO GOURMAND

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA CADERNO GASTRONOMIA EM NOTÍCIAS DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

 

CADERNO DE CULTURA GASTRONÔMICA

CADERNO DE NOTÍCIAS

DICIONÁRIOS GASTRONÔMICOS

CADERNO SAÚDE & SABOR

CADERNO FOODSERVICE

CADERNO DE RECEITAS

VÍDEOS GOURMANDS

CADERNO ROTEIROS TURÍSTICOS

VÍDEOS GOURMANDS

Mapa do Portal

 
GUIAS GOURMANDS

GUIA ONDE COMER BEM

GUIA ONDE SE HOSPEDAR
GUIA FAZENDO FESTA
GUIA DE ESCOLAS E CURSOS DE GASTRONOMIA
GUIA ONDE COMPRAR PRODUTOS GASTRONÔMICOS
GUIA DO MERCADÃO DE SÃO PAULO
 

       

Apoio Cultural:

 

 

O VENENO ESTÁ NA MESA

 

 

 

 

 

20/setembro/2011 - Com uma carreira consagrada, que inclui mais de 40 filmes e prêmios no Brasil e no exterior, o cineasta Silvio Tendler retratou parte da História brasileira através de personagens importantes e díspares como Castro Alves, JK, Jango, Glauber Rocha, Carlos Mariguela e Milton Santos. “Até aqui, meus filmes abordavam o passado buscando uma reflexão que ajudasse a construir o presente e, também, de certa forma, o futuro. Mas, agora, quero mesmo é discutir o futuro e não mais o passado”, diz ele.

 

Foi com esse espírito que ele resolveu denunciar a grave questão que atualmente afeta a vida e a saúde dos brasileiros: o envenenamento a partir dos alimentos. Produzido com apoio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz e mais de 20 entidades e movimentos sociais, o documentário “O Veneno está na Mesa”, alerta sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura brasileira, que atualmente é a recordista mundial na utilização desses agentes químicos: o Brasil lidera o uso de veneno no mundo, sendo responsável por 16% do consumo mundial e 84% na América Latina. Em 10 anos, o uso no país cresceu 391%, alcançando um milhão de toneladas aplicadas nas lavouras brasileiras em 2010.

 

Muitos desses venenos já foram banidos em vários países de todos os continentes, mas, no Brasil, continuam em uso, inclusive pelos pequenos agricultores, que, absurdo dos absurdos, são obrigados a usar sementes transgênicas e pesticidas para conseguir crédito junto aos bancos.

 

Como contraponto à idéia de que esses produtos são indispensáveis à produtividade, o filme, também, mostra exemplos de pequenos agricultores que produzem alimentos saudáveis e abundantes por meio da agroecologia.“O mundo está sendo completamente intoxicado por uma indústria absolutamente desnecessária e gananciosa, cujo único objetivo realmente é ganhar dinheiro”, afirma Silvio Tendler.

 

Com narração de Amir Haddad, Dira Paes, Julia Lemmertz e Caco Ciocler, o documentário tem cerca de 50 minutos de duração e faz parte da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida (veja box ao lado), e foi produzido para ser divulgado gratuita e livremente pela Internet.

 

 

Só você pode mudar isso!!

 

Importante ver e saber que isso só vai mudar se você também se posicionar contra essa situação calamitosa que, antes de mais nada, é um desrespeito ao nosso direito de ter um alimento sadio.

 

Diga não à comida contaminada por agrotóxico. Cobre dos políticos que você elegeu esse comprometimento. Cobre dos seus fornecedores esse comprometimento. Informe-se, promova esse debate, não permita que esse assunto seja ignorado. Privilegie os produtores orgânicos. Pode parecer pouco, mas não é. É esse o caminho para a mudança. Faça a sua parte!!!!

 
 

documentário dENÚNCIA

 

 

Campanha permanente contra o uso de agrotóxicos e pela vida

 

Os agrotóxicos já ocupam o quarto lugar no ranking de intoxicações. Ficam atrás apenas dos medicamentos, acidentes com animais peçonhentos e produtos de limpeza. Esses produtos podem causar esterilidade masculina, formação de cataratas, evidências de mutagenicidade, reações alérgicas, distúrbios neurológicos, respiratórios, cardíacos, pulmonares, no sistema imunológico e no sistema endócrino, ou seja, na produção de hormônios, desenvolvimento de câncer, dentre outros agravos à saúde.

 

Diante desta triste realidade, mais de 50 entidades de todo o Brasil, das áreas governamental, acadêmica e de movimentos sociais e ambientalistas, lançaram a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida,

 

Com o objetivo de abrir o debate junto à população brasileira sobre o consumo, a venda e os impactos ambientais e de saúde provocados pelos agrotóxicos, a Campanha pretende discutir a falta de fiscalização no uso, consumo e venda de agrotóxicos, sobre a contaminação dos solos e das águas, bem como denunciar os impactos dos venenos na saúde dos trabalhadores, das comunidades rurais e dos consumidores nas cidades. Pretende, ainda, propor a regulamentação de medidas reguladoras e fiscalizadoras, além de difundir soluções alternativas para a construção de um outro modelo agrícola, baseado na agricultura agroecológica. .

 

 

 

Mais Informações:

Secretaria Operativa Nacional
fones: (11) 3392-2660/ (11) 7181-9737
e-mail:
contraosagrotoxicos@gmail.com

skype: contraosagrotoxicos


 

  Você gostou? Então compartilhe!!  
 

Voltar ao índice do VÍDEOS GOURMANDS

    Voltar ao topo  

 

  no Correio Gourm@nd  

 

APOIO:

 

 

 

 

Ovadia Saadia Comunicações

 

 

 

 

|

|

 

Copyright ©  -  VB Bureau de Projetos e Textos

Atualizado em: 02 janeiro, 2018.

 
 

Voltar ao topo